" alt="nome da noticia">

Fatos sobre a música “Always”, do blink-182

Autor Por Danilo Guarniero em 28/09/2016

blink-182-1

Always é uma música do blink-182 lançada no disco Self-titled (2003) e, posteriormente, liberada como single em 1 de novembro de 2004 – ou seja, mais de 10 anos. Single esse, aliás, que foi o menos popular do disco nas rádios, apesar do clipe ter ido muito bem na TV.

Como nós gostamos muito desa música e do clipe dela (principalmente), decidimos colocar em um único post algumas das coisas mais legais sobre ambos.

Confira abaixo alguns fatos sobre Always e fique com a música na cabeça instantaneamente:

Anos 80: principal influência

A música teve influência forte dos anos 80, como é possível perceber só de ouvir. Muitas camadas de guitarras e sintetizadores dão uma roupagem bem new wave a essa música.

“Essa música é totalmente anos 80. No final, temos 4 baixos sendo tocados: um Fender Bass VI, um Fender Precision bass fazendo duas coisas diferentes e um Roland Synth Bass que soa muito como um teclado. De todas as coisas, o que eu mais amo nessa música é a percussão do Travis, usando um chocalho para acentuar antes da batida da caixa”.

tnh9ref

Nunca foi tocada ao vivo antes da reunião

Esse foi o quarto e último single do blink-182 para promover o Self-titled. Apesar disso, a faixa nunca foi tocada ao vivo nessa época – ou pelo menos não há nenhum indício. Bem, não em shows, mas a banda se apresentou na Radio BBC em 2004 e tocou a música pela primeira vez, como já publicamos aqui. Mas foi uma apresentação para rádio.

Fora essa ocasião, a música só foi tocada ao vivo num show no dia 23 de julho de 2009, quando começou a turnê de reunião do blink-182 – aliás, Not Now também saiu da lista de músicas que o blink-182 nunca tocou ao vivo nesse dia.

Essa foi a primeira vez de todas:

O clipe foi gravado na Austrália

Na época da gravação do clipe da música, o blink-182 estava na Austrália. Ele foi dirigido por Joseph Kahn. A atriz que protagonizou a história que se passa nesse apartamento fictício de número 182 é a cantora australiana Sophie Monk.

Quem editou todo o clipe foi David Blackburn, que inclusive ganhou um prêmio de melhor edição da assossiação dos produtores de clipes musicais MVPA.

Na época desse clipe, ainda era produzido o “Meet The Barkers”, programa na MTV que seguia os passos de Travis e sua família. Tom e Travis foram ao programa TRL da MTV para o lançamento oficial e isso foi registrado no documentário – tanto os bastidores como, simultaneamente, a reação de Shanna (esposa do Travis na época) quando assiste o clipe pela primeira vez e vê “seu homem” beijando outra mulher.

Aliás, outra curiosidade sobre o clipe: Travis Barker tocou com a outra perna na gravação e foi a primeira vez que ele fez isso – não foi a única, já que ele tocou com a perna quebrada algumas vezes depois como mostramos aqui. Quando ele chega em casa, diz para ela que nesse clipe foi a primeira vez que ele tocou com o pé esquerdo (já que o direito estava quebrado) e nem percebeu.

O trecho que mostra tudo isso acima está aqui:

Algumas pequenas coisas que você nunca reparou nessa música (talvez)

Como o Mark mesmo disse, essa faixa tem muitas camadas de instrumentos, sintetizadores e percussão. Uma coisa curiosa de notar é como as vozes são sem todo esse arranjo. Como citamos no post sobre as coisas que você nunca percebeu em músicas do blink-182, o refrão é sensacional:

E se você ouvir com atenção suficiente, consegue escutar o produtor Jerry Finn (RIP) dizer “that was it”. Para te ajudar, ouça somente a faixa de bateria. Bem no final, quando Travis termina de tocar, dá para ouvi-lo dizer isso, se referindo ao take que seria aproveitado no disco.

_

Apenas para finalizar, fique com dois trechos do blink-182 gravando o disco de 2003, mais especificamente a música Always – para ver o processo de gravação completo e com legendas em português, clique aqui. Abaixo estão trechos da gravação da demo (vídeo 1) e da versão definitiva (vídeo 2).

+

Veja também:

Curiosidades sobre a música “I Miss You”, do blink-182

9 curiosidades sobre All The Small Things, um dos maiores hits do blink-182

Coisas que você nunca tinha percebido em músicas do blink-182