blink-182 e Green Day são a definição de “punk” para muitos ouvintes, diz estudo

Autor Por Danilo Guarniero em 12/02/2016

960

Um estudo feito por Matt Daniels em parceria com a Converse revelou uma “polêmica” realidade: blink-182 e Green Day representam o gênero punk para uma boa parcela das pessoas que ouvem música por aplicativos de streaming e pelo Youtube em 2015.

Essa conclusão foi feita após a análise de mais de 3000 playlists nesses serviços de música com a palavra “punk” na descrição. 51% delas tinha músicas do Green Day e 50% tinha músicas do blink-182. Outras bandas como Ramones, The Clash e outros precursores do gênero não chegaram nem a  26% das playlists.

Isso não quer dizer que blink-182 ou Green Day são oficialmente punks só por causa dessa pesquisa. Não diz respeito a uma nova definição da palavra, mas sim sobre como as pessoas (especialmente de gerações mais novas) a classificam. Daniel, que conduziu a pesquisa, diz que “qualquer um nascido antes de 1980 consideraria uma blasfêmia chamar o blink-182 de punk,” mas concluiu que “para as massas, blink-182 não é pop-punk – é punk de verdade.”

Acesse o gráfico completo com o resultado dessa pesquisa e outros gêneros relacionados, como emo e hardcore, clicando neste link.