blink-182: 20 anos em 20 fatos – DollaBill Tour

Autor Por Márcio Medeiros em 20/08/2012

Após 11 anos de estrada, o blink-182 havia feito dezenas de turnês, centenas de shows por diversos países pelo mundo e já havia tocado para milhões de fãs. Mas, qual o motivo de falarmos de uma turnê separadamente?

A DollaBill Tour foi uma rápida turnê realizada antes ainda do lançamento do Self-Titled, que já falamos aqui, com apenas 10 datas e em clubes pequenos. E sabe quanto custavam os ingressos? Apenas 1 dólar! Isso mesmo.

O blink-182 não tocava em clubes pequenos havia anos. “Nós tocamos por anos em pequenos clubes e nesses lugares você pode realmente estar conectado com seus fãs. Nós estamos animados em chegarmos nesse ponto de nossa carreira e podermos fazer uma turnê como essa por apenas 1 dólar”, disse Tom DeLonge na época.

“Nós estamos bancando os shows. É a chance de nos juntarmos no palco, visto que só temos tocado em palcos gigantes. Mark, Travis e eu estamos sempre 30 pés de distância um do outro, então queremos ficar perto para nos lembrarmos como é que é. É bem mais divertido tocar em lugares pequenos”, explicou Tom.

A banda foi acompanhada por Bubba Sparxxx e Kinison pelas cidades de Boston, Filadélfia, Washington, Nova York, Detroit, Chicago, Minneapolis, Los Angeles e finalizando com San Diego, onde tocaram no dia 21 de novembro no SOMA, local onde a banda começou de fato a conquistar seu espaço.

Sobre os locais dos shows, DeLonge disse: “Esses locais foram excelentes e nos ajudaram demais. Todos esses pequenos clubes, os clubes mais legais nas cidades, a garotada vai gostar demais e nós agradecemos a todos por nos deixar fazer isso com eles”.

A ideia inicial era ainda melhor: não cobrar nada pelos shows, mas os clubes pediram que a banda cobrasse apenas 1 dólar. “Eles não queriam que o pessoal aparecesse e começasse a brigar para tentar entrar nos locais por ser de graça: o primeiro que chegar, entra. Se vocês cobrarem um dólar, alguém vai ter um ingresso e todos estarão seguros”, explicou o guitarrista.

Só para comparar, a banda havia feito a Pop Disaster Tour em 2002 com o Green Day. Os dois grupos tocaram em 40 datas para mais de 500 mil pessoas.

Mas nem tudo ia tão bem assim com o blink-182. Nos anos seguintes, 2004 e 2005, vocês já devem estar se lembrando o que estaria para acontecer.