Tudo o que você queria saber sobre…

Autor Por Márcio Medeiros em 11/02/2010

AvA_LOVE_by_blink182lives

O site de música Entertainment Weekly fez uma entrevista com Tom DeLonge, onde ele deixa escapar algumas surpresas sobre seu mais ambicioso protejo – LOVE. A entrevista é longa e ao mesmo tempo muito esclarecedora. Tom responde as perguntas que mais atormenta seus fãs, tanto do Angels & Airwaves quanto do Blink-182. Vale muito a pena ler!

Confira a tradução dessa entrevista abaixo:

Tom DeLonge é um cara extremamente ocupado. Ontem à noite, o cantor e guitarrista finalizou a sequência completa de LOVE, o álbum que sua segunda banda Angels & Airwaves vai lançar de graça ainda essa semana. Como um presente de “dias dos namorados” aos fãs. Esta manhã ele se reuniu também com sua outra banda, Blink-182, que após sofrer uma separação de quatro anos, voltaram a tocar juntos. Tom, Mark, e Travis conversaram sobre seus planos para o novo álbum do blink-182. Depois disso, ele correu para se encontrar com alguns parceiros para negociar o lançamento de LOVE nos cinemas. Tom DeLonge também tem planos para “revolucionar a indústria da música” via Modlife. O Music Mix conversou com o DeLonge por telefone, e descobrimos algumas das suas programações e planos para esse ano.

Como você se sente com o novo álbum do Angels & Airwaves?
Eu considero isso, nesse momento, o auge da minha vida. Não há nada que eu tenha feito um maior esforço, em um maior tempo, e de mais coração do que este álbum. Foi um tempo muito longo desde que a minha banda tentou negociar esse novo álbum. Artisticamente, acho que este ultrapassou muitas coisas que eu já vi nessa vida. Então, eu estou apenas discretamente antecipando o lançamento do até então, meu maior trabalho.

O que LOVE tem diferente dos dois outros álbuns do AVA?
Nós já sabíamos que a musica estava indo para a trilha sonora do filme, então tivemos de compor as musicas em diversos movimentos. Quando você ouvir nosso álbum irá sentir uma serie de efeitos que nunca usamos antes.

O álbum pode ser apreciado independente do filme?
Claro! Eu sempre produzo meus álbuns para os mesmos serem acessíveis a todos. O que nós realmente queremos é uma música que pegue nossos fãs de surpresa e lhe façam sentir calafrios de cima pra baixo. Esse tipo de reações nas pessoas são o que nós sempre tentamos criar em nossas músicas. E acho que estamos fazendo isso muito bem.

Sobre o que aborda LOVE – O filme?
Inicia-se com uma guerra civil e você vai viajar através do tempo e do espaço. Há várias historias diferentes em um único filme. A principal delas é sobre um rapaz que é enviado até a estação espacial internacional, e ele fica abandonado no universo. Algum tempo depois ele vê a terra desmoronando, e assim ele acaba se tornando o ultimo ser humano vivo. E então, décadas depois, ele acorda um dia e não há mais nada a sua volta. O filme é chamado de LOVE simplesmente pelo fato que “Love” é um símbolo – quando você escrevê-lo irá notar umas linhas em formas geométricas que tem uma forte ligação de energia com o protagonista do filme.

Há quanto tempo você planejava em fazer um filme?
Bem, nos quisemos fazer isso uns anos atrás, quando começamos a banda, mas não sabíamos que iria ser exatamente desse jeito. Nos começamos este filme, na verdade, como diversão. Mas o que aconteceu foi que o filme excedeu nossas expectativas, por isso decidimos sentar e reinvestir nele com uma meta muito mais ambiciosa que antes. E nos somos completamente independentes. Literalmente. Nossa banda está fazendo todas as músicas e vídeos do filme e do álbum. Apenas nos quatro e algumas pessoas extra na produção acreditam no nosso potencial. Eu nunca dei tanto ao máximo de mim como estou dando nesse projeto. Não só monetariamente, mas espiritualmente, com meu coração. Graças a Deus e a minha família que sempre me apoiou ao longo deste caminho.

Você atua no filme?
Não, não. Esse é o primeiro equivoco. A maioria das pessoas assume que eu estou no cinema ou algo assim. Não, a banda na está no filme. Há atores reais. Temos todas essas pessoas que vieram porque amavam a idéia de que uma banda estava tentando fazer um filme. Nosso editor é o Oliver Stone, e o nosso engenheiro de som é Darren Aronofsky. Todos os efeitos especiais são feitos por um cara que fez O Senhor dos Anéis e Star Wars. Portanto, temos pessoas incríveis ao nosso lado. Trabalhando duro para o filme acontecer da forma mais incrível possível. E mais uma vez – não, eu não estou atuando nele, porque isso provavelmente iria arruinar o filme facilmente nos primeiros cinco minutos.

Você pretende lançar o filme no cinema?
Com certeza. Até que ponto nós não sabemos ainda. Nós não estamos querendo competir com Avatar, mas acho que este vai ser um filme incrível. O filme passa uma mensagem incrível, e ao mesmo tempo ele tem essa ficção cientifica. O que eu acho que irá agradar pessoas de diferentes gostos. O filme irá abrir muitas portas, as pessoas vão ver que as bandas são capazes de fazer mais, só precisam tentar.

Voltando ao álbum, como você pretende lançá-lo de graça?
Planejamos esse lançamento gratuito à muito tempo atrás. LOVE sempre fez parte dos nossos planos. Nos sempre soubemos que a nossa banda iria crescer imensamente por ter um álbum gratuito. A minha empresa criou uma plataforma chamada Modlife, este pré-site é destinado aos artistas e seus fãs. O modlife nos permite fazer uma espécie de “pay-per-view” e também nos permite vender filmes, músicas, e uma serie de coisas. Nós estamos tentando ser um pouco inovador. E ao mesmo tempo, aprendemos com o Radiohead a fazer um modelo em que os fãs decidem o quanto eles podem contribuir. Eles fizeram algo grande, que era muito arriscado e diferente, e nós estamos apenas tentando tornar isso mais conhecido.

Quanto você gastou para fazer este álbum?
Bem, o Modlife é algo novo. Ele nunca existiu na musica até então. E foi isso que financiou nosso filme – um milhão e meio, dois milhões de dólares. Não importa, faremos tudo que for possível. O álbum em si, Deus, estamos em mais de meio milhão de dólares apenas com a gravação. A maneira em que receberemos nosso dinheiro de volta não vai ser através da venda dos discos. Irá ser mais ou menos assim – Se uma noite de quinta-feira você pretende deitar na cama com sua namorada ao som de Angels & Airwaves ao vivo em Londres, você vai ter qie vê-lo no nosso modlife. Quando o filme sair, você poderá ir no nosso modlife comprá-lo ou alugá-lo. Ou se você quiser bilhetes antecipadamente, você também terá que ir no modlife. Mas, para tudo isso será preciso você se tornar membro do site.

E a quanto anda o Blink-182 esses dias?
Estamos muito bem. Estamos agora planejando como iremos começar o álbum e como será os próximos 24 meses da banda. Eu acabei de deixar a reunião cerca de 20 minutos atrás. Nós estamos começando o caminho da nossa banda

Vocês já estão em estúdio, ou ainda estão na fase de planos para o álbum?
Está é a fase de planejar. Quer dizer, nos começamos a gravar cerca de um ano atrás, quando voltamos. Temos algumas coisas já prontas, ou quase prontas no nosso trabalho, mas iremos trabalhar no próximo álbum do blink formalmente em breve.

Quando você acha que nós iremos ter um novo álbum do Blink-182?
Isso vai acontecer, provavelmente, daqui à um ano.

Como tem sido trabalhar com seus velhos amigos? Qual a diferença entre trabalhar com eles hoje em comparação a antigamente?
Eles são extremamente talentosos. E trabalhar com eles é sempre muito divertido. Nós todos somos tão diferentes se tratando de gosto musical e é realmente interessante ver a mistura de tudo isso. Acho que a coisa mais diferente nessa nova fase, é ver como todos nos estamos ocupados. Todo mundo possui sua empresa, e todos tem projetos paralelos ao blink.

Você já pensou sobre o que você quer no blink nesse ano e no próximo?
É muito cedo para dizer. Para ser honesto, eu prefiro falar sobre Angels & Airwaves agora, até que tenha algo mais a oferecer sobre o blink.

Certo. Você vai fazer uma turnê com este álbum do AVA?
Sim, nos vamos anunciar as datas dos shows nas próximas duas semanas. Estamos realmente animados sobre isso.

Vocês estão filmando algum clipe do AvA além do filme?
Nós teremos o nosso melhor vídeo clipe. O single será “Hallucination”. Nós saímos e o gravamos apenas com os membros da banda e mais dois amigos com nossas câmeras de mão, sem iluminação. Enquanto 3 pessoas estavam empurrando um carro em ponto morto, uma pessoa estava sentada no banco de trás com sua câmera fora da janela e eu estava falando. Vai parecer que tivemos uma produção grandiosa, mas ao final do dia nós provavelmente gastamos poucos milhares de dólares. O vídeo se resume a, mais uma vez, se você tem grandes pessoas e algumas ferramentas, você não precisa gastar tanto dinheiro. Nós apenas saímos e fizemos isso como quando andávamos de skate quando éramos adolescentes. Nós estamos rindo e suando enquanto estávamos empurando os carros, tentando fazer essa merda parecer legal. Foi muito divertido e tão anti-rock star. Está lindo, absolutamente lindo.

Obrigado ao @colombia182 – membro da equipe do Action182 que me ajudou com a tradução desta entrevista. Valeu colombia!