The Crash Course III: Travis Barker dá dicas de bateria

Autor Por Danilo Guarniero em 24/10/2013

CADGS4

Você provavelmente deve ter acompanhado a série chamada “The Crash Course” que o Travis faz em seu canal no Youtube para dar dicas de bateria para os fãs e quem quiser começar a tocar. Nos dois primeiros episódios, ele ensinou alguns exercícios para praticar a coordenação e também para aquecer antes de tocar.

O terceiro episódio da série é destinado a responder as perguntas dos fãs sobre bateria. Veja abaixo:

No vídeo, Barker indica um livro para os iniciantes, chamado Stick Control, e diz que é importante fazer os exercícios propostos — e, claro, treinar todos os dias. Pelo menos uma hora de treino por dia, diz ele. E não somente as coisas que você já é bom, mas principalmente as que você tem dificuldade. “Se você é destro e tem facilidade com a mão direita, trabalhe o dobro com a sua mão esquerda.”

Outra pergunta de um fã foi se ele gosta de se ouvir no rádio, e ele disse que gosta, mas desde que tenha muito orgulho da música que esteja tocando (o que, de acordo com Travis, acontece com 99% das coisas que ele já gravou).

Ao ser perguntado sobre dicas para compor batidas, ele diz que o mais importante é tentar inovar, ser criativo. Nas palavras dele, “não deixe a sua parte [na bateria] ser como a parte que qualquer um faz.” Barker se diz sortudo por ter tocado em bandas nas quais os membros têm mente aberta, que o deixam puxar os limites e tentar umas batidas diferentes que normalmente não estariam em uma música de rock ou punk.

“A coisa mais difícil é criar uma batida incrível. Muitos podem ouvir as suas batidas e dizer, ‘Ah, eu consigo tocar isso’. Mas a pergunta é: ‘foi você quem pensou nela? Você quem a criou?'”

A última pergunta (do usuário Barack Obama, wtf?) foi se o Travis costuma ficar batucando em tudo, mesmo se não estiver na bateria ou com suas baquetas. A resposta, como já imagina-se, é que sim. Ele disse que desde a hora que acorda até quando vai dormir, até dentro do elevador, fica batucando em tudo e pensando em batidas novas.

Enquanto não saem mais vídeos, veja os episódios anteriores da série:

The Crash Course episódio 1

The Crash Course episódio 2