Especial 15 anos de Enema Of The State

Autor Por Danilo Guarniero em 03/06/2014

BLINK-182-Enema-of-the-state-Front-700x325

Quem diria! Já se passaram 15 anos desde que o blink-182 lançava seu primeiro disco gravado em estúdio com Travis Barker, após o afastamento de Scott Raynor da banda. Separamos abaixo um pouco da história desse disco, com algumas curiosidades a respeito dele. No meio do texto há ainda alguns links de matérias recentes ou antigas sobre o disco que fizemos aqui no Action182 e valem a leitura!

_

Lançado em 1 de junho de 1999, o Enema Of The State é um disco clássico que mudou as coisas tanto para o blink-182, que agora estava crescendo cada vez mais mundialmente, como para a música em si, já que se tornou uma influência para toda uma geração de bandas de pop punk que vieram depois dele. Não é a toa que ele é referência e constantemente está em lista de melhores discos de pop punk, como na lista dos 36 discos de pop punk que você precisa ouvir antes de morrer.

Ouça abaixo a demo para o Enema Of The State, com as primeiras versões das músicas que estariam mais tarde no disco:

Considerado um clássico do rock, o álbum produzido por Jerry Finn (que também produziu o álbum “Dookie” do Green Day) e lançado pela gravadora MCA Records vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo. Emplacando grandes hits como “All The Small Things” e “What’s My Age Again?” no topo das paradas mundiais, o blink-182 fixou-se como o maior representante do cenário pop punk. Sem dúvida alguma, a entrado de Travis Barker e a mudança de gravadora foram os principais motivos que resultaram esse sucesso, além da irreverência de sempre do trio, que voltou ainda com mais força nesse trabalho a começar pelo título (Enema é um método de lavagem intestinal que consiste na introdução de algum líquido através do ânus).

Leia também: All The Small Things” na lista dos refrões mais explosivos do NME

Tal irreverência continua na capa do disco. A famosa capa do álbum, que conta com uma enfermeira sexy vestindo uma luva azul, retratada pela atriz pornô Janine Lindemulder, se tornou uma das imagens mais marcantes da década de 90. O fotógrafo David Goldman revelou o por quê da enfermeira: “Originalmente, o álbum se chamaria ‘Turn Your Head and Cough’ (‘Vire a Cabeça e Tussa’), e achamos que a foto ficou boa demais para ser trocada com o novo nome”.

Leia também: Por trás da capa do Enema Of The State

Para promover o álbum, a MCA Records lançou 3 singles: “What’s My Age Again?”, “All The Small Things” e “Adam’s Song”. Os três se tornaram o sucesso que ninguém na banda esperava: “All The Small Things” atingiu o número 6 na Billboard Hot 100 mas conseguiu o primeiro lugar na Modern Rock Tracks e os respectivos vídeo clipes dominaram o MTV’s Total Request Live. O clipe de “All The Small Things” foi premiado no como Best Group Video no VMA de 2000. ”Enema Of The State” debutou na posiçao número 9 da Billboard 200, vendendo 110.000 cópias na primeira semana (quatro vezes mais rápido que o “Dude Ranch”). Dez anos depois, o álbum recebeu uma versão comemorativa em vinil.

Leia também: O significado das músicas do Enema Of The State

O sucesso do Enema deu ao blink-182 o direito de tocar para públicos cada vez maiores que faziam questão de esgotar os ingressos. Logo, no verão de 2000, veio a turnê mundial “The Mark, Tom and Travis Show”. Em agosto de 2000, a banda participou do Reading & Leeds Festival. A última turnê em apoio ao “Enema Of The State” foi a Honda Civic Tour em 2001.

Seguindo o sucesso do álbum, a banda gravou um CD ao vivo entitulado “The Mark, Tom And Travis Show (The Enema Strikes Back!)”, mas isso é assunto para outro dia!

unnamed (31)

Para comemorar os 15 anos de Enema Of The State, lançamos (somente durante o mês de junho) dois modelos inéditos de camisetas em homenagem a músicas do blink-182 que são desse disco: Adam’s Song e What’s My Age Again?

Clique aqui ou na imagem acima para ver os modelos inéditos!

Garanta já a sua edição limitada! Elas estarão disponíveis somente durante junho, que é o mês de aniversário do Enema Of The State!