Detalhes sobre a promoção do Doritos.

Autor Por Danilo Guarniero em 06/07/2009

Como todos devem saber, o Blink-182 gravou aquele “vídeo do fundo verde” para uma promoção do Doritos, que consiste no uso da “Realidade Aumentada” através de um código que vem atrás dos pacotes de edição limitada do Doritos Late Night, para um show exclusivo do Blink-182 e do rapper Big Boi. Um artigo publicado no site Wired.com explica com detalhes como funciona essa promoção. Confira abaixo a tradução do artigo e um vídeo dos bastidores:

SAN FRANCISCO — A turnê de reunião do Blink-182 irá começar em uma embalagem de salgadinho.

Esse é o artifício por trás de uma nova promoção online do Doritos, que parte de uma performance em “Realidade Aumentada” de uma apropriadamente crocante banda de pop-punk, que se separou em 2005. Um símbolo especial impresso em pacotes de edição limitada do salgadinho Doritos Late Night, que deverá estar nas prateleiras nesta segunda-feira , servirão como “ingressos” para o show. Para habilitar o video online, os fãs deverão entrar no website do Doritos Late Night, apontar o símbolo para suas webcams e assistir enquanto um palco aparece de dentro dos pacotes.

“Essa experiência literalmente explode do pacote para a tela,” disse Hunter Hindman, diretor criativo da Goodby, Silverstein & Partners, Silverstein & Partners, agencia de publicidade de San Francisco contratada pela Doritos para criar a promoção

Companhias têm uma longa história de recorrer a rostos famosos para empurar os protutos. Mas como as marcas lutam por atenção em um Mercado de mídia saturado, campanhas de publicidade freqüentemente usam a internet e as últimas tecnologias para gerar interesse.

Na campanha do Doritos Late Night, a imagem 3D da performance do Blink-182 gravada pode ser manipulada mexendo o pacote, permitindo que aos espectadores dar um ‘zoom’ e interagir com a performance de outra maneira.

“É quase como se você estivesse segurando um holograma na mão,” Hindman disse.

Depois que a música termina, os fãs têm a chance de trazer a banda de volta para um bis.

“Quanto mais barulho você faz, mais rápido eles irão sair,” disse Hindman. Depois do show-de-duas-músicas virtual, os espectadores poderão entrar em um sorteio para ganhar ingressos para um show do Blink-182 no mundo real.

Mark Hoppus, vocalista e baixista do Blink-182, disse que está sempre procurando por novos modos inovadores de dividir a música com os fãs.

“Uma performance online em 3D foi algo que nós simplesmente tínhamos que fazer parte.” Hoppus disse em entrevista. “Como grandes garotos tecnológicos, nós estamos muito animados que as pessoas possam experimentar agora um pouquinho da nossa turnê de verão, através de algo tão acessível como um pacote de Doritos e um computador.”

O rapper Big Boi, da dupla de hip-hop OutKast também toca uma música usando a mesma tecnologia como parte da campanha do Doritos.

Hindman descreveu essa tecnologia como uma tecnologia que está no início, e que é muito promissora para aplicações interativas. A meta com a promoção do Doritos foi dar aos espectadores um imenso sentimento de “como eles fizeram isso?”. Ele descreveu a promoção como a “primeira” experiência de realidade aumentada que mistura 3D, vídeo, webcams e elementos interativos.

“Toda vez que você assiste, é como uma experiência única pra você,” Hindman disse.

A parte mais difícil de lançar a promoção foi a “trabalhosa batalha com a tecnologia,” disse Nicholas Mitrousis, um parceiro da companhia tecnológica de San Francisco, “Proto”, que manuseou a codificação para o site do Doritos Late Night. Recentes melhorias nos videos 3D e Adobe Flash, ele disse, tornam esse tipo de conteúdo interativo possível. As músicas poderão ser vistas por qualquer um com uma conexão de banda-larga, uma webcam, um computador razoavelmente novo e um desses símbolos de realidade aumentada.

A idéia foi simples, Mitrousis disse: “Vamos jogar tudo em um espaço e fazer isso realmente legal.”

Um estúdio de San Francisco, “Mekanism”, ajudou com a campanha do doritos também, manuseando a produção de videos e em outras tarefas. O Blink-182 postou no twitter no mês passado sobre um “video misterioso” que mostrava um pouco de fundo verde para a promoção do Doritos. A turnê de reunião da banda começa no dia 23 de julho em Las Vegas.

“Nós estamos colocando os amantes de Doritos com o controle de quando e onde acessar performances atuais de dois dos melhores desempenhos musicais através do rock, pop e hip-hop, em um modo totalmente sem precedentes – um show na palma da sua mão.” disse Mukherjee em entrevista.

É possível, e até mesmo provável, que os fãs do Blink-182 não precisarão nem do pacote especial de Doritos para conferir o show online. É quase inevitável que alguém irá escanear o simbolo preto e branco e dividi-lo online, deixando os outros participarem do show.

“Eu estaria mentindo pra você se eu dissesse que eu não imagino que as pessoas façam isso,” disse Hindman, “mas nunca será tão legal se você não tiver o pacote.”