" alt="nome da noticia">

Curiosidades sobre a Famous, marca do baterista Travis Barker

Autor Por Danilo Guarniero em 12/08/2016

project-000061-famous005

Há 17 anos nascia a Famous Star and Straps, marca do nosso baterista favorito Travis Barker – famoso pelo blink-182 e outros incontáveis projetos do punk rock ao hip hop. O que muita gente não sabe é que, antes de ser o que é, Barker e sua marca trilharam uma bela jornada.

De Riverside a Ontario, onde atualmente localiza-se a fábrica americana, hoje o baterista pode dizer com orgulho que a Famous é uma marca que representa tudo o que ele sonhou e é vestida por diversos artistas e fãs ao redor do mundo. Bandas de vários estilos, atletas, skatistas… a lista é grande.

Leia também: conheça Fernando De Paiva, ilustrador brasileiro que já trabalhou com a Famous

Abaixo estão algumas curiosidades que você talvez não saiba sobre os primórdios da Famous. O post foi inspirado no livro de Travis Barker, onde ele conta um pouco mais sobre isso, e uma publicação que o nosso amigo Juninho Barker fez no Facebook!

_

O nome da marca poderia ter sido Volton Crew

Verdade seja dita: Travis não era nenhum empresário quando começou a marca, lá em 1999. De fato, ele não tinha muita noção do que estava fazendo, mas queria alguma marca que representasse, em uma só, suas maiores paixões: skate, carros, tatuagens, rap e punk rock. Algo que ele julgava que não existia, pelo menos não nessa maneira como ele enxergava, e era um sonho de adolescência – ele fazia camisetas piratas de bandas para vender em shows.

Voltron Crew foi o primeiro nome desse projeto que um dia seria a FAMOUS STARS AND STRAPS. O nome veio do trocadilho com “stars and stripes” (as estrelas e listras da bandeira americana) – e a palavra “straps” (correias) trazem associações de guitarra e armas de fogo.

O blink-182 fez um show de inauguração da marca

Barker ainda era um novato no mundo dos negócios, porém ele não era bobo. Ele estava muito ciente da posição de destaque em que ele e sua banda estavam desfrutando naquele momento. Em 1999 o blink-182 lançavam o disco Enema Of The State e estava na primeira posição do TRL. Logo, nada melhor para promover sua própria marca do que aproveitar a banda na qual ele toca.

Barker perguntou a Mark Hoppus e Tom Delonge se poderiam fazer um show gratuito para a inauguração da Famous Star and Straps e eles todos toparam. O show fechou umas das principais ruas de Riverside. Tudo isso sem nenhuma permissão.

Essa apresentação completa está disponível no YouTube, confira abaixo:

A primeira loja da marca teve alguns probleminhas…

Nem tudo deu certo logo de cara para Travis e sua recente empreitada. Sua primeira loja foi em Riverside, em um prédio abandonado, sem documentação e sem licença comercial. Ele juntou amigos e reformou todo o prédio em três semanas. Após o show do blink-182 que marcou o início de tudo, rapidamente eles estavam fazendo bons negócios e continuaram a trabalhar no prédio, transformando a parte dos fundo em um estúdio para ensaio de bandas.

A polícia vivia aparecendo e pedindo as autorizações das obras e documentos comerciais. Certa vez, a polícia fez uma busca pelas salas de ensaio e encontraram drogas e armas que uma banda tinha guardado lá.
Travis então resolveu fechar sua loja antes que as coisas ficassem feias.

Travis Barker usava o dinheiro ganho em suas primeiras turnês para promover a marca

big.67550428

Sempre que sobrava algum dinheiro dos shows, Travis fazia adesivos de sua marca e caminhava colando adesivos em todos os lugares. No seu primeiro cachê pelo blink-182, cerca de US$ 3 mil, ele usou metade para imprimir adesivos que diziam “I LOVE ORGARMS” (Eu amo orgarmos).

Ele também montava uma pequena barraca em shows do blink-182, vendia camisetas e adesivos. Todo dinheiro que ele conseguia, investia em novas impressões. E foi assim que a marca começou a vingar.

A Famous Stars and Straps está oficialmente no Brasil

Sim! A marca de Travis Barker chegou oficialmente no Brasil! Elas são fabricadas por aqui, com licença da própria Famous, o que significa que elas ficaram muito mais acessíveis. Nossa loja virtual é um dos pontos de venda. Caso você queira comprar sua camiseta da Famous no Brasil, é só entrar aqui!

Curta a página da Famous Brasil para ficar de olho nas novidades!

 

famous no brasil