A história de como o blink-182 compôs “The Rock Show” e “First Date”

Autor Por Danilo Guarniero em 11/10/2013

225184_10150182216302409_172859467408_6917024_312209_n

Recentemente, o site AVclub.com publicou uma matéria muito interessante sobre o álbum que alavancou de vez a carreira do blink-182 para o topo das paradas de sucesso, o Take Off Your Pants and Jacket. Separamos um trecho que conta uma história interessante sobre como as músicas “First Date” e “The Rock Show” foram compostas. Leia abaixo:

firstdate_quadradoA primeira pessoa fora do blink-182 a ouvir as músicas [do TOYPAJ] foi o assessor da banda. “Ele ouviu as faixas uma a uma, quieto,” Hoppus disse. “No fim, nós viramos pra ele com uma cara de entusiasmo, e ele falou ‘Acho que está bem bacana, mas eu não ouvi aquela coisa. Aquela coisa divertida do blink-182, uma parada meio ‘hino de verão.'”

O blink-182 já existia por uma década naquele ponto, mas fama e fortuna ainda eram coisas novas pros caras que passaram praticamente a carreira inteira tocando em casas de shows pequenas, fazendo turnês com uma van e dormindo no chão. Receber um sermão da assessoria ou da gravadora sobre um single era um clichê da indústria musical que somente grandes rock stars experimentavam. Mas o blink-182 chegou a lotar grandes arenas ao redor do mundo — eles eram rock stars. Os rock stars fazem álbuns de sucesso, e álbuns de sucesso precisam de hits. O blink-182 já não era mais apenas três caras fazendo palhaçadas por aí. Bem, na verdade, eles ainda eram três caras fazendo palhaçadas por aí, mas agora as pessoas esperavam alguma coisa deles. “Após anos de trabalho duro, promoção e turnês sem parar, as pessoas sabiam quem nós éramos e ouviam o que nós estávamos dizendo — isso nos deixou assustados pra caralho,” Hoppus continua.

A reação do assessor deixou Hoppus e DeLonge furiosos. Eles já tinham trabalhado duro para escrever as novas músicas, e agora que tinham algo sólido e que todos os membros gostavam, o cara que deveria ser seu maior aliado só queria um single de sucesso para o verão.

rockshow_quadradoHoppus descreve a resposta que eles deram: “‘Você quer um maldito single? Eu vou escrever o single de verão mais pegajoso e meloso que você já ouviu!’ Aí eu dirigi para casa, peguei meu violão, sentei no chão e escrevi ‘The Rock Show’ em 10 minutos. O Tom foi para a casa dele, pegou o violão dele, e escreveu ‘First Date'” Essas canções pegajosas se tornariam os dois primeiros singles, ambas viraram hits e continuam vivas até os dias de hoje.

Leia o artigo completo: Parte I e Parte II