blink-182: 20 anos em 20 fatos – Lançamento do Enema of the State

Autor Por rutinha em 16/08/2012

1999 foi um dos anos mais importantes para o blink-182. No dia 1º de junho, o seu terceiro álbum de estúdio chamado “Enema of the State” foi lançado, e com seu enorme sucesso, a banda finalmente pode ser apresentada ao mundo.

Considerado um clássico do rock, o álbum produzido por Jerry Finn (que também produziu o álbum “Dookie” do Green Day) e lançado pela gravadora MCA Records vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo. Emplacando grandes hits como “All The Small Things” e “What’s My Age Again?” no topo das paradas mundiais, o blink-182 fixou-se como o maior representante do cenário pop punk. Sem dúvida alguma, a entrado de Travis Barker e a mudança de gravadora foram os principais motivos que resultaram esse sucesso.

A famosa capa do álbum, que conta com uma enfermeira sexy vestindo uma luva azul, retratada pela atriz pornô Janine Lindemulder, se tornou uma das imagens mais marcantes da década de 90. O fotógrafo David Goldman revelou o por quê da enfermeira: “Originalmente, o álbum se chamaria ‘Turn Your Head and Cough’ (‘Vire a Cabeça e Tussa’), e achamos que a foto ficou boa demais para ser trocada com o novo nome”.

Para promover o álbum, a MCA Records lançou 3 singles: “What’s My Age Again?”, “All The Small Things” e “Adam’s Song”. Os três se tornaram o sucesso que ninguém na banda esperava: “All The Small Things” atingiu o número 6 na Billboard Hot 100 mas conseguiu o primeiro lugar na Modern Rock Tracks e os respectivos vídeo clipes dominaram o MTV’s Total Request Live. O clipe de “All The Small Things” foi premiado no como Best Group Video no VMA de 2000. “Enema Of The State” debutou na posiçao número 9 da Billboard 200, vendendo 110.000 cópias na primeira semana (quatro vezes mais rápido que o “Dude Ranch”). Dez anos depois, o álbum recebeu uma versão comemorativa em vinil.

O sucesso do Enema deu ao blink-182 o direito de tocar para públicos cada vez maiores que faziam questão de esgotar os ingressos. Logo, no verão de 2000, veio a turnê mundial “The Mark, Tom and Travis Show”. Em agosto de 2000, a banda participou do Reading & Leeds Festival. A última turnê em apoio ao “Enema Of The State” foi a Honda Civic Tour em 2001.

Para comemorar o sucesso do álbum, a banda gravou um CD ao vivo entitulado “The Mark, Tom And Travis Show (The Enema Strikes Back!)”.