blink-182: 20 anos em 20 fatos – Hiato Indefinido

Autor Por rutinha em 21/08/2012

No dia 22 de fevereiro de 2005, o blink-182 chocou os fãs no mundo todo ao anunciar que estavam entrando em um ‘hiato indefinido’. Os rumores de que a banda estava se separando já circulavam há algum tempo, e ganharam mais força após o cancelamento da sua apresentação no show beneficente Music for Relief, organizado pela banda americana Linkin Park em prol das vítimas de desastres naturais, que aconteceria na noite do dia 18. Após o acontecido, o guitarrista Dave Navarro (Jane’s Addiction, Red Hot Chili Peppers) postou em seu blog pessoal que a banda havia “terminado”, alimentando ainda mais as especulações:

“Como eu mencionei, o Ozzy cancelou devido a uma situação na família, mas o grande choque veio quando o blink-182 cancelou. Evidentemente, eles se separaram ontem. Estou surpreso pelo fato deles não terem segurado mais um dia para fazer um trabalho como esse pelo sudeste da Ásia, mas tendo dito isso, eu sei como é quando as coisas não funcionam mais. Pô, eu me pergunto se o reality show do Travis tem alguma coisa a ver com isso? Hmmmm.

De qualquer maneira, boa sorte para esses caras.”

Após ter percebido a proporção que o seu comentário tomou, o guitarrista pediu desculpas ao Blink e aos seus fãs, dizendo que ‘não deveria repetir coisas que não eram confirmadas’ e que ‘foi um erro’, finalizando com ‘estou feliz em saber que a notícia é falsa’. Infelizmente, mais tarde veio a confirmação oficial por parte da administração da banda de que ela estava realmente entrando em um ‘hiato indefinido’.

Os integrantes da banda negaram por um bom tempo que a separação foi resultado de brigas internas. Um dia após o anúncio do hiato, Travis disse em uma entrevista a estação de rádio de Los Angeles, KROQ, que os boatos sobre brigas eram falsos. Em abril, Mark e Travis anunciam o projeto paralelo eletrônico chamado +44 e em setembro, Tom anuncia a formação do seu novo grupo, Angels & Airwaves. Segundo Tom Delonge, ele não continuaria no blink-182 pois não tinha “controle pleno das ações e queria passar mais tempo com a família”.

Aproximadamente um ano depois, Mark Hoppus e Travis Barker quebram o silêncio e falam sobre Tom em uma entrevista, onde Mark solta o seguinte comentário: “Eu preciso dizer, você está definitivamente vendo o que o verdadeiro Tom era, e esse é o único comentário que eu vou fazer sobre ele e sua banda”.

Mais tarde, o que havia acontecido com o Blink em seus últimos momentos como banda veio à tona. Travis acusou Tom de ter sido o causador das brigas e chegou a chorar durante uma entrevista dizendo que Tom não falava mais com ele ou com Mark. Já Hoppus afirmou que Tom queria decidir tudo sozinho, e se comunicava com a banda apenas através do empresário, Rick DeVoe, e durante as reuniões, ficava sentado de cabeça baixa. Segundo ele, Tom não ligou para eles quando decidiu sair da banda, DeVoe que o fez.

Após o anúncio do hiato, em outubro do mesmo ano, a banda lançou uma coletânea com os seus maiores hits no formato de CD e DVD pela gravadora Geffen Records. O “Greatest Hits” foi o último álbum oficial da banda até a declaração do seu retorno em fevereiro de 2009. O álbum contém uma faixa inédita chamada “Another Girl, Another Planet” (um cover de The Only Ones), usada como tema do reality show estrelado por Travis Barker, Meet the Barkers, e uma faixa bônus chamada “Not Now” (da versão britânica do Self-Titled). O Greatest Hits ocupou a quarta colocação na parada de álbuns da Billboard.