Biografia de Bruno “BLD” – Por Laís

Autor Por brunobld em 01/11/2009

Fui entrevistado por Laís Fernandes para um trabalho pessoal dela, e ela acabou fazendo uma biografia minha que achei muito interessante… como faz tempo que não escrevo por aqui, vou deixar minha biografia feita por ela e apartir da semana que vem vou escrever sobre as histórias da Summer Tour entre outras coisas. Aproveitem:

Bruno “BLD” Clozel Marques, ou apenas “BLD”, nasceu no dia 26 de julho de 1988 na cidade de Santo André, localizada no estado de São Paulo.

Decidido e disposto a “ir até o fim” quando deseja algo, BLD lista como seus maiores interesses a música (pela qual se considera “fanático”, apontando a bateria como seu instrumento preferido), fotografia e design – este último, ele diz exercer como profissão e paixão, uma vez que não o faz por obrigação, e sim por prazer. Ele admite sempre ter tido certa facilidade com a criação, além de querer ter como base do seu sustento o seu trabalho como designer e fotógrafo. “Quando tiver uma vida estável”, acrescenta, “vou ter um estúdio em casa e mexer com música, também. Mas como hobbie!”, conclui. Ainda no que se diz respeito à música, diz ter como maior inspiração para tocar bateria (ou ser um “tocador de tambores e fazedor de barulhos nas horas vagas”) o “mestre” Travis Barker, pois começou a tirar músicas no instrumento após acompanhar Barker tocando.

Além de se dedicar aos seus principais interesses, aos serviços que pega para fazer e também à faculdade, BLD administra em parte do seu tempo livre o maior Portal da América Latina sobre a banda norte-americana blink-182, o Action182. Influenciado por Tom, Mark e Travis inclusive no jeito alegre de agir e de se vestir (sem ultrapassar as barreiras da normalidade para um fã, ele assegura de uma forma bem-humorada) e admirador do trio desde os onze anos de idade, ele diz que o site surgiu na “hora certa”, um pouco antes do lançamento do Self-Titled, CD que seria o último da banda antes da mesma passar por um “hiatus” de quatro anos. Na época, BLD diz que a ideia surgiu justamente pela falta de sites sobre o blink-182 que estivessem à altura dos fãs. No início, quando ele mesmo pagava o site (e causava muita “dor de cabeça para os pais”), a divulgação foi a parte mais difícil; porém, com a ajuda dos amigos, da namorada e dos próprios pais, que o auxiliavam desde críticas construtivas até à parte de logística do site, o Action182 terminou por ser a maior referência online para os fãs de blink, reconhecido inclusive em um prêmio do iBest, que tem como objetivo descobrir novos talentos e premiar os sites que estão “fazendo a história da Internet no Brasil”. BLD acredita que o diferencial do Action182 é a interação com os próprios usuários e a busca contínua por formas de inovação na hora de informar os fãs e, é claro, o comprometimento da equipe do Portal – além do fator “sorte”: a volta da banda no início de 2009 não poderia ter contribuído de uma forma melhor para o Action182.

Ainda sobre seus ídolos, os integrantes do blink-182, BLD afirma que, se tivesse a oportunidade de conversar com eles, levaria um papo “normal”. “Para mim, não seria um bicho de sete cabeças”, assegura. “Mas iria aproveitar, claro”, acrescenta. Essa oportunidade ainda não chegou, mas a de acompanhar alguns shows do blink-182 durante a Summer Tour ’09 nos Estados Unidos, sim – fato que ele considera uma das suas maiores realizações até o momento, além de ter sido um sonho concretizado. Afinal, a chance de assistir a primeira turnê da banda após a sua volta ao mundo da música, fora do país e com entrada VIP, é algo que se enquadra na categoria de “sonho” de todo fã do blink-182 que se preze.

Porém, esse era um, e não o único, dos sonhos de BLD: outra oportunidade muito almejada é a de poder viajar pelo mundo e, dessa forma, conhecer novos lugares e culturas diferentes. Seus próximos projetos, além do crescimento e expansão do Action182, visam seu próprio trabalho e sua marca pessoal.

Ao ser perguntado sobre como ele mesmo se definiria, BLD (após arriscar uma resposta com um “perfeito” e dizer que isso era uma brincadeira – ou não, vai saber? – logo em seguida) utiliza, principalmente, os adjetivos “decidido”, “dedicado”, “extrovertido” e “perfeccionista” (este último, inclusive, reflete na parte visual do Action182, administrada por ele mesmo), características facilmente perceptíveis quando se tem o mínimo de proximidade com ele, além da alegria e sinceridade aparentes. Ele se considera, inclusive, uma pessoa muito feliz, e assegura que não mudaria coisa alguma pela qual já tenha passado durante toda a sua vida – afinal de contas, todos os momentos pelos quais já passou fez dele hoje a pessoa que ele é.

Além do seu próprio trabalho e o legado que deixou para os fãs de blink-182 sendo o mentor do que, atualmente, é a maior fonte de informações online sobre a banda, BLD gostaria de ser lembrado, de uma forma menos específica, como uma pessoa que “fez algo bom por aí, pelo mundo ou pelas pessoas, seja lá o que for”. Se houvessem mais motivos para que as pessoas achassem que valeria a pena conhecê-lo, seria, certamente, a sua originalidade. “Eu sou eu, e isso faz com que as pessoas tenham certeza que vale a pena me conhecer”, completa. Não restam dúvidas sobre isso.

Siga no twitter: @brunobld

Site pessoal: http://www.brunoclozel.com.br

Biografia por Laís Cerqueira Fernandes