A mídia não é uma “blinkadeira”.

Autor Por brunobld em 04/12/2008

E aew galera!
Bom, meu nome é Natalia, e sou a nova colunista aqui do site, esse foi o texto que me fez ganhar o cargo. Espero que gostem. Ele é bem interessante!

Vamos voltar um pouquinho num assunto não muito cômodo para todos nós: o acidente de Travis Barker e Dj AM. Eu estava em um site de buscas procurando fazer uma nostalgia do Blink182, quando me deparo com algo que realmente me chamou atenção. E em cima disso vou levantar fatos, apresentar provas, e discutir a questão, que como todos nós sabemos a mídia de fato, são além de uma grande fonte de informações. Porém, o que me dizem de quando ela nos passa informações erradas? Pois bem, a folha on-line apresentou informações incorretas na reportagem do acidente. Segue o link em que eles corrigem o erro e aqui o link em que o texto foi escrito contendo informações erradas.

Agora, vamos a algumas discussões:

Um jornal on-line de grande prestígio como a folha deveria ter postado uma fonte que na qual não havia sido confirmada? Passando informações erradas a vários fãs e a várias outras pessoas?

Não teria sido melhor confirmar os dados como todas as grandes fontes de informações fazem antes de divulgar algo totalmente errado? Mesmo sido concertado um pouco mais tarde?

É claro que o erro pode ter sido pequeno (todos vocês devem estar pensando nisso), mais é nesse ponto que quero chegar. Se um jornal consegue errar o local de um acidente, ele pode errar totalmente a informação. Eles poderiam ter informado “Ex-baterista do Blink 182 e DJ AM morrem em acidente de avião” e não o correto que seria: “Ex-baterista do Blink 182 e DJ AM ficam feridos após acidente de avião”. Após um erro desses (se caso o ocorresse) causaria um sério “caos” entre todos os fãs. O ponto que quero atingir caros leitores, é que não se publica algo sobre um acontecimento grave, ou mínimo que seja sem ter a confirmação dos fatos. Porque as causas podem ser catastróficas. O site do Action 182, por exemplo, recordo-me de ter lido em algum texto da cobertura completa sobre o ocorrido, que eles esperariam confirmações sobre o estado de Travis Barker e Dj AM para depois postar no site, e que era pra todos os fãs irem dormir, já que a tal noticia sairia aproximadamente às 3 da manhã.

“A mídia não é uma brincadeira; não se deve informar o que não esta tecnicamente confirmado, convenhamos que famosos já não tenham sossego e ainda fazem uso incorreto das informações que deles próprios retiram.”